Teva Indices e BTG Pactual Asset lançam o TIRB11
Foco em renda de empresas de ativos reais com histórico consistente de distribuições de dividendos.
São Paulo, 15 de outubro de 2024 - A Teva Indices, única especialista na criação de índices para ETFs no Brasil, anuncia nesta terça-feira, em parceria com o BTG Pactual Asset Management, o lançamento do ETF BTG Pactual Teva Dividendos Ativos Reais Listados (TIRB11). O ETF replica o Índice Teva Dividendos Ativos Reais Listados.
O índice traz equilíbrio na carteira entre empresas consagradas e maiores pagadoras de rendimentos. A carteira é composta de setores com exposição a ativos reais: utilities, shoppings e concessões rodoviárias. São segmentos da economia que agregam empresas que, devido à natureza essencial dos seus serviços, são conhecidas pela previsibilidade de receitas, fluxos de caixa consistentes e resiliência em momentos de volatilidade, o que pode contribuir para maiores retornos e distribuições de dividendos.
Um dos grandes diferenciais do Índice Teva Dividendos Ativos Reais Listados reside na inovadora forma de ponderação dos ativos em sua carteira. Metade do peso de cada ativo é calculado com base em sua capitalização de mercado, assegurando que as maiores empresas tenham uma participação proporcional ao seu tamanho. A outra metade é atribuída com base no histórico de Dividend Score de cada ativo, garantindo que as empresas com um desempenho consistente na distribuição de dividendos também tenham uma representação significativa no índice.
Essa abordagem balanceada oferece uma combinação estratégica entre empresas consagradas e a busca por dividend yields elevados.
Para detalhes da metodologia acesse os documentos publicados na página do índice no domínio da Teva Indices.
Entre julho de 2016 até agosto de 2024, o índice acumulou uma performance de 213,0% contra 160,4% do Ibovespa no mesmo período.
O ETF prevê a distribuição de dividendos.
O índice seleciona apenas empresas com capitalização de mercado acima de R$ 500 milhões que tenham sido negociados em 100% dos dias durante dois meses que antecedem o rebalanceamento. Além disso, para garantir liquidez, os ativos selecionados devem ter um mínimo de R$ 200 milhões de negociação em cada um dos dois meses anteriores ao rebalanceamento e um free-float mínimo de 10%.
Sobre a Teva Indices
Somos a única empresa especializada em desenvolver índices para ETFs adequados ao mercado brasileiro. Nossos índices de ações, renda fixa, debêntures e fundos imobiliários cobrem boa parte do mercado nacional. Nossa expertise em mercado financeiro se traduz em dezenas de regras para criação de índices de alta performance e replicabilidade.
Para mais informações e acesso à metodologia completa do índice acesse www.tevaindices.com.br.
Sobre o BTG Pactual
O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Wealth Management e Asset Management. Desde sua criação, em 1983, o BTG Pactual tem sido administrado com base na cultura meritocrática de partnership, com foco no cliente, excelência e visão de longo prazo. A instituição se consolidou como uma das mais inovadoras do setor, tendo conquistado diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, conta com mais 4 mil colaboradores em escritórios espalhados pelo Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Para mais informações, acesse www.btgpactual.com.